Entenda os maiores desafios do Coordenador Pedagógico
Por Luísa França 2 de maio de 2018 Gestão Escolar
As funções do coordenador escolar
são várias, mas nem sempre estão bem demarcadas. O
coordenador pedagógico se afirma progressivamente como formador, orientando o
trabalho coletivo no ambiente escolar, e atua como conexão entre os indivíduos,
o projeto da escola e os conteúdos educativos.
Para oferecer uma dimensão mais precisa da
importância desse profissional, este artigo apresenta os principais desafios do
coordenador, bem como dicas para otimizar a rotina em meio aos afazeres
cotidianos.
Boa leitura!
O papel
do coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico tem extrema importância no
ambiente escolar, tendo em vista que ele promove a integração dos indivíduos
que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma
saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos. É um profissional que
atua entre a direção e os educadores, mas também se relaciona com os alunos e
os familiares.
Ele tem papel estratégico na mediação entre as
diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de articulação, formação
e transformação. Por meio delas, o seu objetivo principal é oferecer o
suporte requerido para que o estudante aprenda da melhor maneira possível.
As funções de articulação desempenhadas pelo
coordenador pedagógico abrangem professores, familiares de alunos, os próprios
estudantes, a legislação educacional e o Projeto Político Pedagógico
da escola. É ele quem tem a formação necessária e a responsabilidade de fazer a
articulação demandada entre os atores e domínios envolvidos no processo de
ensino e aprendizagem.
O coordenador pedagógico é também quem faz a ponte entre a família e a escola,
discutindo aspectos relativos ao rendimento escolar dos alunos e propondo
soluções para potenciais dificuldades de aprendizagem ou conflitos
disciplinares, por exemplo. Outra função importante que esse profissional
desempenha é o suporte ao docente de estudantes em situações específicas para
aprender.
O atendimento à legislação educacional brasileira
configura parte importante das atribuições do coordenador pedagógico. Além de
auxiliar na elaboração e no desenvolvimento da estrutura e do funcionamento do
currículo com base em suportes legais, ele deve atuar junto aos professores,
bem como atender a alunos e a seus familiares pautando-se nos preceitos da
legislação educacional.
Além disso, contribuir para a articulação adequada
de práticas relativas ao cumprimento do Projeto Político Pedagógico
da instituição educacional consiste em uma atribuição essencial do coordenador
pedagógico. Ele precisa propor medidas e atividades que ajudem a garantir
que os objetivos estipulados no projeto possam ser desenvolvidos de maneira a
beneficiar toda a comunidade escolar.
A função formativa exercida pelo coordenador
pedagógico está diretamente relacionada à formação continuada dos professores
para a atuação em suas atividades de docência. Cabe a esse profissional
auxiliar os docentes para que eles aprimorem seus conhecimentos e suas práticas
pedagógicas, por meio do oferta de oficinas e cursos online, por exemplo, que
abordem temas de relevância como didática, prática de ensino e métodos
avaliativos.
Todo educador tem o papel transformador, o que não é
diferente no caso do coordenador pedagógico. Ao ter uma função mediadora por
excelência, ele deve propiciar o questionamento dos professores sobre suas
práticas e compromissos com o fazer educacional, fomentando a reflexão contínua
e o estabelecimento de uma postura crítica diante do trabalho docente.
Em suma, algumas atribuições do coordenador
pedagógico são:
- Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos
resultados de desempenho dos alunos;
- Valorizar e garantir a participação ativa dos professores,
garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
- Organizar e escolher os materiais necessários ao processo de
ensino-aprendizagem;
- Promover práticas inovadoras de
ensino e incentivar a utilização de tecnologias
educacionais;
- Fazer com que toda a comunicação entre estes dois públicos flua de
maneira funcional;
- Averiguar se a conduta pedagógica dos docentes tem beneficiado o
processo de aprendizado dos discentes;
- Informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento
dos alunos;
- Promover a formação continuada
dos docentes.
Os
maiores desafios da coordenação pedagógica
Mesmo com tantas funções importantes, nas conversas
com profissionais de todo o país percebe-se que os coordenadores comumente se
veem em desvio de função, realizando tarefas que pouco agregam em suas
responsabilidades.
Muitas vezes, a falta de profissionais para
desenvolver todas as atividades necessárias em uma instituição educacional leva
a esse tipo de situação, mas esse não é o único impasse da carreira do
coordenador pedagógico. Veja a seguir os maiores desafios de um coordenador
pedagógico e o que é possível fazer para superá-los no cotidiano escolar.
Gerenciar
as dificuldades do dia a dia
O coordenador pedagógico é um profissional que
muitas vezes atua “apagando incêndios”. Ele resolve problemas pontuais com
bastante frequência, o que o impossibilita de desenvolver e aplicar ações de
longo prazo que ajudariam bastante a solucionar a raiz dos infortúnios
vivenciados na escola. Tais profissionais precisam atentar-se à necessidade
de agir preventivamente, e não reativamente, para que os níveis educacionais
sejam cada vez melhores.
Outro desafio do coordenador pedagógico está na
formação de equipes que o apoiem em sala de aula na resolução de situações
emergenciais. É preciso desenvolver nos professores competências de gestão de
conflitos para que pequenos problemas sejam resolvidos rapidamente, de forma
que eles não prejudiquem o ambiente de aprendizado.
Ter
autonomia para realizar suas funções
Os diretores precisam ver os coordenadores
pedagógicos como um importante ponto de apoio na gestão da instituição de
ensino. Juntos, eles têm o papel de desenvolver o projeto pedagógico escolar e de apoiar os professores na aplicação
dos parâmetros acordados para sala de aula.
Ainda assim, mesmo que este trabalho seja feito em
conjunto, quem se faz presente durante toda a averiguação, quem ajusta o
processo e oferece feedbacks a todos é o coordenador pedagógico. Por
isso, esse profissional precisa ter autonomia para transitar entre os
docentes e a direção, a fim de solucionar questões com agilidade, ser capaz
de transmitir mensagens claras e objetivas e, o mais importante, proporcionar
um ambiente de aprendizagem que seja funcional e favorável aos alunos.
Contar
com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos
pedagógicos
Uma das funções do coordenador pedagógico é a de
introduzir no ambiente escolar novas práticas que
beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos
alunos. Entretanto, por mais que a adoção de novas metodologias seja entendida
como necessária para aprimorar os processos pedagógicos e para dinamizar as
atividades burocráticas de uma escola, ainda assim, muitos coordenadores
encontram dificuldades para receber o apoio da direção e dos docentes na
implementação dessas novas práticas.
É preciso convencer o diretor a direcionar recursos
para algo desconhecido até então e fazê-lo acreditar, efetivamente, na
funcionalidade e nos benefícios que serão obtidos. Além disso, o coordenador
precisa ser capaz de transmitir as vantagens também para quem irá utilizar as
novas práticas - ou seja, os professores - a fim de conseguir a adesão e o
engajamento daqueles que terão contato direto com as novidades.
Atualmente, é comum notar esse dilema na adoção de
tecnologias educacionais. Os coordenadores gostam da ideia, mas precisam
conseguir investimentos por parte da direção e, posteriormente, a adesão dos
professores.
Também não é raro que certos professores não se
sintam confortáveis com o suporte oferecido pelo coordenador pedagógico,
principalmente no que diz respeito ao tipo de didática empregada e aos métodos
de avaliação usados. Por mais que o coordenador pedagógico mantenha uma postura
orientadora baseada no diálogo e construção conjunta de conhecimentos, existem
docentes que têm dificuldades para aceitar sugestões.
Relacionar-se
com diferentes públicos
O trabalho do coordenador escolar implica em uma
relação próxima com diferentes públicos da comunidade escolar: o diretor, os
professores, os alunos e os familiares. É necessário atender às expectativas
e às demandas de muitas pessoas diferentes, o que pode ser um grande
desafio.
Um fator que torna essa questão ainda mais
desafiadora é que cada um espera algo diferente da escola e muitas vezes a
ansiedade e as cobranças acabam sendo direcionadas ao coordenador. Sendo assim,
é necessário manter um canal aberto e próximo a cada um desses públicos sem se
afastar da identidade da escola, a fim de se manter um relacionamento saudável
com todos.
Dicas
para otimização de rotina
Pare e pense só por um minutinho: se fosse possível
realizar um desejo instantâneo, qual seria seu pedido? Por mais que sejam
muitas as vontades e possibilidades, ao menos um pedido é consenso: ter mais
tempo. Isso porque, na complexidade do mundo contemporâneo e com uma
demanda cada vez maior de profissionais capacitados, acaba sendo preciso se
reinventar constantemente. Atreladas a isso, ainda existem as inúmeras
obrigações do cotidiano, tanto na esfera pessoal como no âmbito profissional.
E com tantos compromissos diários, 24 horas
costumam ser insuficientes para realizar bem todas as atividades, não é mesmo?
Pensando nesse dilema, listamos algumas dicas para ajudar os coordenadores
pedagógicos a otimizar o seu tempo.
1- Aposte
na tecnologia
Não restam dúvidas que os recursos tecnológicos
revolucionaram o sistema de ensino, certo? Na prática, porém, muitos
profissionais ainda não têm a dimensão exata do quanto essas ferramentas são
benéficas quando empregadas adequadamente. Ainda assim, é provável que até
mesmo os mais desligados já tenham se deparado com plataformas e softwares
especializados que foram responsáveis por uma melhoria significativa no âmbito
acadêmico.
Nesse contexto, alguns aplicativos têm muito a auxiliar
no processo de administração do tempo, otimizando a rotina de trabalho do
coordenador pedagógico. Existem, por exemplo, opções com agendas que organizam
as atividades e compromissos, além de sincronizar os dados com o telefone e o
computador. Basta fazer uma pesquisa rápida para encontrar um recurso que seja
mais compatível com suas necessidades.
2-
Aplique o método Pomodoro
Batizado em homenagem ao cronômetro em formato de
tomate usado por seu idealizador, o italiano Francesco Cirillo, o método
Pomodoro se mostra extremamente eficiente para os profissionais da coordenação
pedagógica. Com a técnica, os coordenadores pedagógicos conseguirão agilizar as
tarefas ao evitar as distrações externas. Para entender melhor essa técnica,
confira o passo a passo a seguir:
1) Crie uma lista de tarefas a serem realizadas;
2) Programe no seu relógio um cronômetro de 25
minutos;
3) Exerça uma tarefa por vez, sem interrupções, até o
tempo se esgotar;
4) Descanse seu corpo e sua mente durante
aproximadamente 5 minutos;
5) Faça o mesmo processo 4 vezes, com atividades
diferentes;
6) Tire um momento de relaxamento de 30 minutos;
7) Na sequência, dê continuidade ao exercício,
repetindo os mesmos passos.
3- Tente
programar sua agenda
É essencial criar o hábito de fazer uma
programação, desenvolvendo planejamentos específicos e otimizando demandas do
cotidiano. Assim você tem muito mais chances de efetivamente conseguir cumprir
os prazos das tarefas, evitando sobrecargas ou rotinas de trabalho dobrado.
O mais indicado é que essa programação não seja
apenas mentalizada, mas anotada para não se correr o risco de perder o prazo ou
de se esquecer de alguma atividade importante. Certifique-se de registrar todas
essas informações em um único local, já que a desorganização é uma grande
inimiga de quem quer otimizar seus dias.
4-
Compartilhe a execução de tarefas
Acredite: seus colegas, amigos e familiares podem
ser tão eficientes quanto você. Então dê a eles um voto de confiança ao começar
a delegar tarefas que podem ser perfeitamente realizadas por outras pessoas.
Seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, solicitar ajuda na execução
de atividades do dia a dia é uma ótima alternativa para aliviar o peso,
amenizando consideravelmente a sobrecarga de trabalho.
Conclusão
A coordenação pedagógica é uma profissão repleta de
desafios, que exige paciência, dedicação e, claro, tempo para lidar com as obrigações
do cargo. É necessário, portanto, contar com ferramentas e estratégias
eficientes para auxiliar na complicada tarefa de melhorar a rotina de trabalho.
Além disso, manter uma relação saudável, aberta e
próxima com todos os públicos diferentes da escola é fundamental para garantir
o desenvolvimento adequado dos estudantes. Nesse contexto, baixe o infográfico
e confira quatro maneiras de melhorar o relacionamento entre a escola e a
família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário