quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Tecnologias da Informação e da Comunicação e Outras na Educação - Escolas públicas superam privadas na Olimpíada Digital da Matific

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Escolas públicas superam privadas na Olimpíada Digital da Matific
14 de novembro de 2018

Escrito por Débora Thomé
A Escola Municipal Liege Gama Rocha, de Coruripe (AL), é a vencedora da Olimpíada Digital de Matemática. O primeiro torneio do gênero no Brasil disputado em uma plataforma de jogos foi organizada pela empresa israelense Matific. No total, serão entregues R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro.
A competição reuniu mais de 600 colégios brasileiros (públicos e privados). Participaram cerca de 260 mil estudantes, desde a educação infantil até o sexto ano, com idades entre 5 a 11 anos.
Para Dennis Szyller, diretor da Matific Brasil, a proposta da olimpíada é apresentar a Matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil.
O colégio vencedor do interior das Alagoas ganhará um prêmio de R$ 15 mil e mais R$ 3 mil em licenças na plataforma educacional. A segunda colocação foi, inclusive, para um colégio público. A Escola Municipal Francisco Arnaldo da Silva Coronel, de Fernandópolis, interior de São Paulo, levará o prêmio de R$ 10 mil e mais R$ 3 mil em licenças da Matific. O Colégio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte, Ceará, ficou em terceiro lugar.
A Matific é utilizada, atualmente, por 450 escolas brasileiras. São cerca de 100 mil alunos das redes pública e privada. No mundo, o sistema de gamificação da Matemática atende cerca de 2,5 milhões de estudantes de 40 países.
Olimpíada digital teve duração de duas semanas
Realizado em outubro, o torneio teve duração de uma semana. Foram mais de 2 milhões de jogos executados. No cômputo geral, o desempenho dos alunos da rede pública foi equivalente ao apresentado pelos estudantes do setor privado.
As três escolas que obtiveram o maior número de acertos nos jogos propostos receberão prêmios em dinheiro. As demais ranqueadas no TOP 10 levarão brindes e licenças gratuitas na plataforma da Matific. Professores e alunos com melhor desempenho na plataforma de jogos também serão contemplados com medalhas personalizadas, tablets e vale-livros.
Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, gerente de Projetos Pedagógicos da Matific Brasil, o atual ensino da disciplina no país tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores.
Tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda. Além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, disse Ana Paula Carmagnani.
“Com a olimpíada, professores têm a oportunidade de saber como usar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sala de aula. Além de tornar a Matemática a disciplina mais esperada do dia”, acrescentou o diretor da Matific Brasil.

Débora Thomé
Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

 

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