quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Tecnologias da Informação e da Comunicação e Outras na Educação - 10 livros sobre tecnologia na educação que vão abrir a sua mente

Divulgando de ClipEscola...


10 livros sobre tecnologia na educação que vão abrir a sua mente

7 de Maio de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Educação, Tecnologia da Educação

Vivemos em um ritmo acelerado, com mudanças que são tão rápidas quanto impactantes. O progresso afeta a todos, mesmo que não se queira ou busque por isso. Nesse cenário, a chave do sucesso reside na capacidade de adaptação. E para que você não fique à margem dos avanços tecnológicos no campo do ensino, preparamos para você uma lista de livros sobre tecnologia na educação.
Sumário
1 Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia
(Hélio Lemes Costa Jr., 2012)
Em um mundo em ebulição, nada permanece estável por muito tempo. O livro traz à tona essa implacável realidade. Ele retrata um professor que vê o mundo se transformando diante de seus olhos. Toda a sólida maneira de se fazer as coisas e todo o controle sobre elas, escorrendo por entre os dedos.
De repente, em um tempo que não pareceu maior do que o de um piscar de olhos, tudo mudou. Toda a cultura, que podia ser tocada, que estava impressa e que era palpável, se transformou em algo que as mãos não podiam mais segurar. Algo que não estava em prateleiras, nem trancado atrás de portas. Tudo estava na rede. O virtual se transformou na extensão do mundo real.
O professor então, ao se dar conta de que o seu universo seguro ruiu, encara o desafio de tentar dominar os recursos tecnológicos, que surgem muito rápido, para acompanhar o ritmo da evolução e não ficar para trás.
2 Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática
(Eromi Izabel Hummel, 2015)
Você gostaria de ser um profissional completo, capaz de ensinar pessoas com qualquer tipo de limitação? Se sim, este livro é para você. Ele aborda o ensino utilizando tecnologia assistiva.
Se o termo soa estranho, é porque os processos tradicionais de formação dos professores não abordam esse tipo de recurso, e essa é a grande questão levantada pelo livro.
A tecnologia assistiva é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência, pois ela proporciona ou amplia as capacidades funcionais delas. A ideia defendida pelo autor é a de um processo de formação que torne os professores aptos ao trabalho com esse tipo de tecnologia.
3 Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica
(Nanci Aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra Gonçalves Pinheiro Yamada, Benedito Fulvio Manfredini, Sonia Aparecida Romeu Alcici, 2014)
Os tempos mudaram. Como uma realidade que não pede licença, mas simplesmente se impõe, a tecnologia surgiu no ensino. Para o elevar, ela antes revirou-o por completo. Foi mansamente infiltrando-se, até chegar nas camadas mais espessas, soltando a cola que o prendia a sólidos padrões, que já não serviam mais a ele.
Essa metamorfose no ensino, provocada pelas tecnologias voltadas à informação e à comunicação, é o tema central desta obra. Ela lança a proposta de uma revisão pedagógica à luz do modelo contemporâneo e de todas as possibilidades tecnológicas que hoje existem, e que podem elevar o aprendizado a patamares antes nunca ambicionados.
4 Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem
(Jonathan Bergmann e Aarom Sams, 2015)
A aprendizagem ativa, tendência crescente nas instituições de ensino do século XXI, é a temática central deste livro. O autor lança a proposta de que o modelo funcione da seguinte forma: o professor disponibiliza o material aos alunos previamente e as aulas passam a ser um encontro para a fixação do aprendizado.
Essa fixação seria possível por meio de atividades práticas, esclarecimento de dúvidas e troca de conhecimentos.
Caso esse cenário ainda pareça nebuloso para você, não se preocupe. A obra fornece orientações para a utilização do método de forma adequada, assim como dos recursos tecnológicos associados a ele. O intuito é que, com o uso do modelo, o aluno obtenha autonomia, motivação e bom desempenho.
5 Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem
(Romero Tori, 2010)
Embora o título possa remeter à ideia de que o livro trata apenas do ensino a distância (EaD), na verdade ele é mais amplo do que isso. Inclui também o ensino presencial e híbrido.
Em todos eles, a tecnologia é a teia que une todas as partes do processo, tornando a distância mais uma palavra genérica do que uma sensação real.
Temas como realidade virtual e aumentada; gamificação; imersão e telepresença também vêm à tona, entrelaçados com os processos de ensino e aprendizagem.
Você pode estar pensando que, pelo fato de o livro ser de 2010, já deve estar ultrapassado. Não se engane. As obras sempre costumam sofrer atualizações a cada nova versão, e com esta não é diferente. A segunda edição dela foi revisada e traz também novas perspectivas e tendências na educação com o uso de tecnologias interativas.
6 Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola
(Nilbo Ribeiro Nogueira, 2014)
Se você é um daqueles educadores com muito domínio nos assuntos da sua área, mas nenhum em ferramentas tecnológicas que poderiam dar suporte ao seu trabalho, e que já são usadas por muitos dos seus colegas, este livro é para você!
Nele, o autor fornece orientações aos profissionais do segmento escolar para o uso de novas mídias. As instruções são bem práticas e ensinam, por exemplo, a como criar e administrar um blog, desenvolver apresentações, lidar com redes sociais, entre outras.
Ainda, demonstrando muita pertinência com o tema abordado, o autor faz um paralelo entre as gerações e a relação delas com a tecnologia. Fica implícita a necessidade de que os professores se tornem aptos ao uso de recursos tecnológicos, e que os incorporem no ensino.
7 O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais
(Denise D’Aurea-Tardeli, 2012)
Este livro é para os audaciosos. Ele traz uma proposta bastante oportuna para o momento de transformações em que a educação está mergulhada: o enfrentamento de práticas educacionais que falharam em atingir os ideais a que se propuseram.
Na atualidade, o modelo engessado de ensino está se dissolvendo. Nada mais apropriado então do que a revisão de práticas arraigadas no aprendizado, que não cumpriram com seus objetivos.
Nesse contexto, o autor cita como aliados desse novo olhar a tecnologia, as novas configurações de trabalho na educação e a ideia de se criar uma cultura de paz e de combate à violência.
8 O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático
(Antonio Siemsen Munhoz, 2013)
O ensino a distância é o modelo que mais constantemente é impactado pelos avanços tecnológicos. Se observarmos os progressos em uma linha do tempo, poderemos constatar um salto evolutivo extraordinário entre o formato original, de cursos por correspondência, e o que é usado atualmente.
Essa forma mais evoluída do modelo de ensino EaD é o foco deste livro, que integra a série “Tecnologias Educacionais”. Nele, o autor se debruça sobre o impacto que as novas tecnologias, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV), têm no ensino a distância.
A proposta da série na qual a obra está inserida é fornecer aos estudantes as bases para um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem.
9 Linguagem, tecnologia e educação
(Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela, Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva, 2010)
O hábito nos molda. Como hoje nossos dedos têm mais contato com o teclado – seja do computador, notebook, ou celular – do que com o lápis, e usamos essa escrita para nos comunicar, com frequência e rapidez, e muitas vezes de maneira informal, isso afetou a nossa forma de escrever.
A preocupação com a linguagem nos dias impregnados de costumes digitais é a tônica que permeia esta obra, que reúne pesquisas realizadas por todo o Brasil ligando os temas: educação, tecnologias digitais e linguagem.
O livro analisa questões como letramento digital dos professores, novas linguagens, gêneros textuais, hipertextualidade, entre outras. É uma leitura que educadores de áreas voltadas à linguagem certamente não podem perder.
10 Tecnologias que educam
(Fábio C. A. Carvalho, 2009)
Se você é um profissional da educação, e às vezes sente a necessidade de uma bússola para te guiar por entre o emaranhado de informações de transformações tecnológicas que surgem a todo o instante, este livro é para você.
“Tecnologias que educam” é um guia para professores e estudantes, para que percorram o caminho do ensino em meio a um cenário de transformações constantes.
A obra aponta desafios e oportunidades para o ambiente educacional; analisa mudanças no agir de professores e alunos; alterações organizacionais e propõe práticas de aprender e ensinar.
Leia mais
Gostou da nossa lista de livros sobre tecnologia na educação? Você também pode acrescentar mais obras a ela, colocando suas sugestões aqui embaixo.
A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário