Temas Transversais – Novos saberes, diferentes perspectivas
A
importância de abordar temas transversais que dialoguem com os conteúdos aplicados
em aula.
Data: 06/08/2018
Língua Portuguesa, Ciências ou História são algumas
das disciplinas com muitas possibilidades de extensões pedagógicas. Mas nenhuma
é estanque em sua função de estimular novos saberes. Todas podem ganhar novas
conotações ao serem associadas a temas transversais, uma prática que vem
ganhando espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com boas ações
realizadas e até conhecidas por muitos de nós, professores. E este processo tem
se mostrado determinante para auxiliar os alunos a compreenderem o mundo em que
vivem.
Previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN), os temas transversais mais difundidos são: ética, meio ambiente, saúde,
trabalho e consumo, orientação sexual e pluralidade cultural. Porém, outros
podem ser idealizados a critério da escola. Eles não se sobrepõem às
disciplinas convencionais e não impõem conteúdos ou são trabalhados em
paralelo, apenas dialogam de forma transversal, agregando um leque mais amplo
de conhecimentos de interesse social.
“Os temas transversais são direcionados para formar
um cidadão mais completo, crítico e participativo, que seja capaz de articular
melhor sobre sua realidade”, diz Erika Buch, supervisora pedagógica da Somos
Educação. Dessa forma, ao inserir os temas transversais em um currículo, a
escola trabalha para a compreensão dos direitos e responsabilidades
relacionados com a vida pessoal e coletiva dentro da realidade que o estudante
está inserido. O papel da escola, ao trabalhar com temas transversais, é
integrar, facilitar e estimular ações de modo integrado, buscando não
fragmentar o ensino, de forma que a vida e o conhecimento tenham relações.
Os temas transversais são direcionados para formar
um cidadão mais completo, crítico e participativo, que seja capaz de entender
melhor a realidade.”
Erika Buch, supervisora pedagógica da Somos
Educação
Para se tornarem relevantes, é importante que os
conteúdos tratados transversalmente sejam sempre atuais e levem em conta
temáticas sociais. “A questão da febre amarela, que está entre as mais
discutidas no momento, serve de exemplo. Pode ser conduzida por diferentes
perspectivas e levar a criança a entender que sacrificar macacos não ajuda a
solucionar o problema, pois eles são apenas hospedeiros do vírus e tão vítimas
quanto nós”, argumenta Erika.
Projetos
interdisciplinares
Recurso pedagógico que agrega valor a esse
processo, a interdisciplinaridade permite conectar vários campos do
conhecimento a partir de um eixo temático. “São ações que mobilizam a
comunidade escolar, incluindo pais de alunos”, explica Valéria Tanese Palma,
assessora pedagógica da Somos Educação. “Os conhecimentos podem e devem estar
interligados entre as disciplinas, o que justifica serem trabalhados
conjuntamente”, completa. Isso permite ao educador estimular, observar e
mediar, criando situações de envolvimento e aprendizagem significativa para o
aluno. Afinal, uma das tarefas do educador é estimular o raciocínio, a
criatividade, a curiosidade e, assim, fazer o aluno solucionar problemas na sua
vida.
O estudo do tema transversal meio ambiente, por
exemplo, pode ocorrer em diferentes níveis de escolaridade e pela combinação de
análises históricas, geográficas, biológicas, científicas, entre outras. Para
tanto, a direção da escola e os professores têm a função de avaliar as
necessidades da instituição e dos alunos. “A partir desse mapeamento, os
gestores definem os projetos que podem atender a questões de aprendizagem ou
responder a problemáticas da comunidade para planejar a ação. ”Basta que
realizem um planejamento que contemple as estratégias, os objetos de pesquisa,
os materiais, a duração do projeto e o produto final.
O desafio de pensar um tema transversal de forma
interdisciplinar inclui ainda a definição dos recursos a serem empregados. “Por
vezes, pode até existir um patrocínio local para viabilizá-lo”, ressalta
Valéria.
Agentes
de transformação
Além da escola, espaço para que os temas
transversais se desenvolvam e promovam uma educação para a cidadania, a
eficiência do processo depende de todos os envolvidos. Os professores devem
estar capacitados e alinhados à proposta pedagógica de cada projeto e às
expectativas de aprendizagem. “Eles precisam estar dispostos a adquirir novos
conhecimentos e ensiná-los adequadamente, compreendendo esse processo como
vital para o aluno”, defende Valéria. “Nós, professores, somos agentes de
transformação e contribuímos para a formação de uma geração consciente em
relação ao seu papel na sociedade, voltada para a valoração ética, social,
econômica e ambiental”, completa.
O principal beneficiário é o próprio estudante, que
deve ser capaz de interpretar significados, refletir e interagir. E, assim, se
torna mais preparado para lidar com as diferenças e vulnerabilidades da
sociedade. “Ele adquire maior noção do que acontece ao seu redor e se torna um
agente de transformação que impacta, que pode fazer a diferença”, assegura
Erika Buch. Pode ser, portanto, um movimento estendido estrategicamente para a
casa do aluno, e contribui para orientar famílias que têm pouco acesso à
informação. “Prova disso são os projetos transversais que tratam da dengue. É
comum a criança envolvida explicar para os pais que não se deve deixar vasos e
pneus acumularem água. Assim, este aluno também intervém em sua realidade.”
Temas
sensíveis
Para estabelecer esse diálogo de forma a cumprir
com seu papel social, os temas transversais podem ser abordados sem entraves,
de forma natural, mas com responsabilidade. “Nesta perspectiva, os temas
transversais têm a intencionalidade de promover um diálogo que ajude os jovens
estudantes a receberem informações e orientações confiáveis”, aponta Erika.
Isso, sempre com muito cuidado e pesquisa sobre o tema, além de incluir
participantes do entorno escolar como direção, coordenação e especialistas no
assunto, que possam contribuir com as propostas da escola e com temas que estão
no calor das horas.
Campo
inesgotável de estudos
Confira abaixo os principais temas transversais que
estão relacionados a outros que podem ser adotados a partir de contextos locais
Ética
Conceitos e valores; senso de justiça;
solidariedade; referências históricas.
Orientação sexual
O corpo humano como matriz da sexualidade; relações
de gênero; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Meio ambiente
Ecologia e ecossistemas; os ciclos da natureza;
manejo e conservação ambiental; consumo consciente.
Saúde
Equilíbrio do organismo e prevenção de doenças;
principais enfermidades; epidemias.
Pluralidade cultural
O ser humano como agente social e produtor de arte
e cultura; indústria cultural; diversidade entre povos e cidadania.
Trabalho e consum
As relações e modalidades de trabalho e suas
dimensões históricas; meios de comunicação de massa; publicidade; marketing;
consumismo.
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