quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Nascente do rio São Francisco secou,,,

Divulgando de YAHOO!

Nascente do rio São Francisco secou, afirma diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra


Em entrevista ao portal G1, Luiz Arthur Castanheira, diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, afirmou que a nascente do Rio São Francisco secou.

"Isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando", afirmou ele.

De acordo com Castanheira, a situação crítica já é notada faz tempo e é inédita na história do rio, o maior de águas totalmente brasileiras - o São Francisco nascen na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Atlântico entre Alagoas e Sergipe.

Leia também:
TCU aponta falha em megaobra do PAC

"Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, disse Castanheira.

Com a estiagem, as represas ligadas ao São Francisco já apresentam níveis alarmantes. A Três Marias, primeira barragem construída ao longo do rio, registrou 6% de seu volume útil nesta semana.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

INSCRIÇÕES PARA O IV SEMINÁRIO HELIÓPOLIS BAIRRO EDUCADOR.

Divulgando...

IV Seminário Heliópolis Bairro Educador

22, 23 e 24 de setembro - mostra de filmes
25 de setembro - mesa de abertura
26 de setembro - debates e grupos de trabalho
27 de setembro - plenária final

É necessário realizar inscrição para o dia 26/09. As inscrições serão feitas on line, e o sistema encerrará o processo de acordo com a quantidade de vagas para cada tema. Os links seguem abaixo:

Mesa 1 - Educação integral e desenvolvimento local - 130 vagas 

Mesa 2 - Práticas de Participação Comunitária: Mobilização e Formação - 125 vagas

Mesa 3 - A Cultura da Infância: Políticas públicas e Formação do Educador - 150 vagas
 
Mesa 4 - O Direito à Cidade: as conquistas e os desafios da sociedade civil na perspectiva do Plano Diretor da cidade de São Paulo - 125 vagas

Mesa 5 - Políticas Públicas para a Juventude - 110 vagas

Mesa 6 - Direitos Humanos: Rede de Proteção Social e Educação - 125 vagas

Mesa 7 - O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na construção do Bairro Educador - 125 vagas

Para saber mais sobre os temas, debatedores, locais e horários do dia 26, veja no anexo " ementas".
No anexo "Mostra de Filmes" você encontrará informações sobre os filmes, debatedores, horários e local.
No anexo "mesa de abertura" , informações sobre o dia 25.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 23, ou até se encerrarem as vagas. 

Qualquer dúvida, ligar na gestão do Centro de Convivência: 20832203


--
Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis
Estrada das Lágrimas, 2385
tel. 2083-2203


Romanticos Conspiradores



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Destaques da TV Escola (Setembro 2014).

Ministério da Educação informativo@mec.gov.br

12 de set (Há 4 dias)
para mim
Prezados Professores,
Confiram a programação semanal da TV Escola.
Acesse: http://tvescola.mec.gov.br

Atenciosamente,
Equipe Portal do Professor



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CONVITE EAPE / educação / diversidade.

Divulgando...


Prezadas (os) senhoras (es),
                                                                             
A Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial, CNPJ 16.854.222/0001-01,  estabelecida noAnexo do Palácio do Buriti 8º andar Ala Oeste Sala 815 CEP: 70075-900,  Brasília - DF, juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE) convida vossa senhoria para o II Seminário: Construindo uma educação para a igualdade racial, que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, das 9h ás 18h, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais ​da Educação (EAP/DF).

A iniciativa da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR-DF) em parceria com o Ministério da Saúde, Educação e as Secretarias de Saúde e Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília, tem como objetivo dar continuidade ao processo formativo do PSE e Plano Juventude Viva, que tem como ação prioritária o enfrentamento à violência contra jovens negros, contingente populacional que mais morre no país, entre 15 e 29 anos, em decorrência de causas externas.

PSE é um espaço privilegiado para as práticas de promoção da saúde e de prevenção de agravos e de doenças. Por meio do programa a comunidade escolar é orientada para enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesta perspectiva o PSE em parceria com o Plano Juventude Viva, vem trabalhando no sentido de incentivar a efetiva implementação da Lei 10.639/2003, que institui nos currículos escolares o ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira, promovendo por meio do conhecimento a representação positiva da identidade negra, projeto de vida e autoestima.

 No primeiro semestre de 2014, foi realizado o I Seminário: Construindo uma educação para a igualdade racial, cujo objetivo do evento foi a capacitação de gestores, nesta segunda etapa, será priorizada qualificação de professores e profissionais da Atenção Básica que atuam no Programa Saúde na Escola.


Favor replicar o convite


Paulo José Dantas de Jesus
Chefe do Núcleo de Saúde da População Negra

Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal
Núcleo de Saúde da População Negra
Anexo do Palácio do Buriti 8º andar Ala Oeste Sala 815 CEP: 70075-900
Telefone: 3425-4878/3425-2026


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

VEM AÍ NOSSO DIA LETIVO TEMÁTICO!

Na próxima quarta feira, 10 de setembro, estaremos realizando mais um Dia Letivo Temático/Avaliação Pedagógica do Semestre/ da Comunidade Escolar, cujo tema principal será justamente avaliação.
Vamos juntos ESTUDAR as Diretrizes de Avaliação da SEEDF que enfatiza a perspectiva da Avaliação para as Aprendizagens, ou seja, Avaliação Formativa.
Esperamos todos a partir das 8h com um delicioso café da manhã.
Venha!
Participe!


Seminário e Informativo CEDIV...

Divulgando...

Car@s Coordenadores/as Intermediários/as de Educação em Diversidade e Direitos Humanos,

Conforme Circular Nº 189/2014 - SUBEB , anexa, nos dias 16 e 17 de setembro, acontecerá na EAPE, o II Seminário: Construindo uma educação para a igualdade racial. Informamos que a participação de pelo um/a representante de cada unidade escolar, será fundamental para a efetivação dessa formação na rede. 
Sendo assim, solicitamos o empenho de tod@s tanto na divulgação do referido seminário quanto na mobilização das escolas para a participação.

Aproveitamos a oportunidade e enviamos, anexo, o informativo da CEDIV.

Cordialmente,


Equipe CEDIV

Veja detalhes no link: UBUNTU

PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO...

Divulgando...

Veja no link: UBUNTU

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

MANUAL DE ETIQUETA DA ÀGUA.

Divulgando...

Prezados(as), boa tarde!
O período em que estamos passando de estiagem e de baixa umidade nos remete a pensarmos em alguma coisa? Não?
Pode parecer incrível, mas estes dois fatores – o desmatamento e a falta de água – estão totalmente ligados. Você sabia? Quem alerta é o Greenpeace! leia mais.
"70% das chuvas que caem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste veem da Amazônia. Isso acontece de um fenômeno muito importante chamado Rios Voadores. As árvores extraem a água do solo e lançam nos céus em forma de nuvem, que são carregadas pelas correntes de vento por todos os lugares. São estes fatores que um dia vão tornar a vida na terra mais difícil, pois já estamos sofrendo com as mudanças dos padrões climáticos. Com menos árvores em nossas florestas, menos água será lançada na atmosfera, menos chuva em nossas terras, consequentemente mais crises e menos futuro."

Mediante este cenário, e da necessidade de estarmos trabalhando os eixo transversal para a Sustentabilidade em nossa prática diária, estou enviando um material  de apoio : MANUAL DE ETIQUETA DA  ÀGUA , (em anexo)  à todos os profissionais de educação para trabalharem com a temática e desenvolver ações pedagógicas na escola, bem como  complementar aos projetos já existentes.
Reitero que será  encaminhado via malote a todas as escolas, um livro intitulado (CIRANDA DAS ÁGUAS)> Os profissionais que interessarem em utilizar este material,
procurar  a Direção de sua escola.

Att,


Brígida Aires
Coordenação em Educação para Sustentabilidade.
GEB - Gerência de Educação Básica
CRE- Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria
Av. Alagados, CL 114 lote "D"- Ed. Shopping Santa Maria (4ºandar)
3901 6593
9265 2512  - 8116 0970


" Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações! O cuidado salvará o planeta, a vida na Terra.Sem o cuidado o humano se faria inumano." (Leonardo Boff)
                                                                                    


Escola Projeto Âncora não tem salas de aula, provas e separação de alunos...

Divulgando...

Setembro! Mês de florescer, prosperar, distinguir-se!!

Acreditamos no desenvolvimento social também através da educação. Confira um pouco de nossas práticas na matéria que foi ao ar no sábado 30/08. - Projeto Âncora

http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2014/08/escola-projeto-ancora-nao-tem-salas-de-aula-provas-e-separacao-de-alunos.html

_________________________________________

Romanticos Conspiradores

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UM RECADO 100 DIMENSÂO...

Divulgando...

Caros(as) colegas, boa tarde!

Vocês fazem a separação do lixo em casa? E na sua escola? Em seu ambiente de trabalho?

Nós profissionais da educação somos agentes multiplicadores,  primordialmente se adotarmos esta prática seremos  disseminadores em potencial desta consciência ambiental. Quem ja pratica, Excelente!

Quais benefícios?

A coleta seletiva ajuda a aumentar a conscientização das pessoas e  dos estudantes em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente;

Com a coleta seletiva todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes e, consequentemente, grandes prejuízos aos cofres públicos e aos moradores das cidades.

 Os processos de reciclagem, de modo geral, geram novamente uma matéria-prima de qualidade para ser reutilizada e exige menos desperdício de água e energia; redução dos custos de produção.

 Evita retirar recursos na natureza; e extrair o que já esta´escasso e em risco de acabar.

Uma prática Consciente que trás benefícios para o Planeta TERRA. E ainda gera emprego e renda para os catadores e cooperativas.


ASSISTA AO VIDEO:


Att,

Brígida Aires
Coordenação em Educação para Sustentabilidade.
GEB - Gerência de Educação Básica
CRE- Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria
Av. Alagados, CL 114 lote "D"- Ed. Shopping Santa Maria (4ºandar)
3901 6593
9265 2512  - 8116 0970


" Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações! O cuidado salvará o planeta, a vida na Terra.Sem o cuidado o humano se faria inumano." (Leonardo Boff)
                                                                                    


Programação TV Escola.

Divulgando...

Ministério da Educação

20:13 (Há 12 horas)
para mim
Prezados Professores,

Não percam a estreia “Sua Escola, Nossa Escola – Iniciação Matemática” quinta – feira, 04 de setembro, às 7h30 e 18h30. Realizada pela TV Escola, a série reune experiências de sucesso aplicadas em seis escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Os programas mostram práticas voltadas para o Ensino Fundamental, mostrando como o aprendizado da Matemática pode ser divertido e de que forma faz parte do cotidiano dos alunos. O material utilizado é simples e de baixo custo, de modo que as experiências podem ser replicadas ou adaptadas à realidade de qualquer escola do país.
Acesse: http://tvescola.mec.gov.br/