10 livros sobre tecnologia na educação que vão abrir a sua mente
7 de Maio de 2018 | sem
comentário | Categoria(s): Educação, Tecnologia da Educação
Vivemos em um ritmo acelerado, com mudanças que são
tão rápidas quanto impactantes. O progresso afeta a todos, mesmo que não se
queira ou busque por isso. Nesse cenário, a chave do sucesso reside na
capacidade de adaptação. E para que você não fique à margem dos avanços
tecnológicos no campo do ensino, preparamos para você uma lista de livros
sobre tecnologia na educação.
Sumário
- 1
Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia
- 2
Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática
- 3
Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica
- 4
Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem
- 5
Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de
distâncias em ensino e aprendizagem
- 6
Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola
- 7 O
cotidiano da escola: as novas demandas educacionais
- 8 O
estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático
- 9
Linguagem, tecnologia e educação
- 10
Tecnologias que educam
1 Tempos
digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia
(Hélio Lemes Costa Jr., 2012)
Em um mundo em ebulição, nada permanece estável por
muito tempo. O livro traz à tona essa implacável realidade. Ele retrata um
professor que vê o mundo se transformando diante de seus olhos. Toda a sólida
maneira de se fazer as coisas e todo o controle sobre elas, escorrendo por
entre os dedos.
De repente, em um tempo que não pareceu maior do
que o de um piscar de olhos, tudo mudou. Toda a cultura, que podia ser tocada,
que estava impressa e que era palpável, se transformou em algo que as mãos não
podiam mais segurar. Algo que não estava em prateleiras, nem trancado atrás de
portas. Tudo estava na rede. O virtual se transformou na extensão do mundo
real.
O professor então, ao se dar conta de que o seu
universo seguro ruiu, encara o desafio de tentar dominar os recursos
tecnológicos, que surgem muito rápido, para acompanhar o ritmo da evolução e
não ficar para trás.
2
Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática
(Eromi Izabel Hummel, 2015)
Você gostaria de ser um profissional completo,
capaz de ensinar pessoas com qualquer tipo de limitação? Se sim, este livro é
para você. Ele aborda o ensino utilizando tecnologia assistiva.
Se o termo soa estranho, é porque os processos
tradicionais de formação dos professores não abordam esse tipo de recurso, e
essa é a grande questão levantada pelo livro.
A tecnologia assistiva é muito importante para a
inclusão de pessoas com deficiência, pois ela proporciona ou amplia as
capacidades funcionais delas. A ideia defendida pelo autor é a de um processo
de formação que torne os professores aptos ao trabalho com esse tipo de
tecnologia.
3
Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica
(Nanci Aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra
Gonçalves Pinheiro Yamada, Benedito Fulvio Manfredini, Sonia Aparecida Romeu Alcici,
2014)
Os tempos mudaram. Como uma realidade que não pede
licença, mas simplesmente se impõe, a tecnologia surgiu no ensino. Para o
elevar, ela antes revirou-o por completo. Foi mansamente infiltrando-se, até
chegar nas camadas mais espessas, soltando a cola que o prendia a sólidos
padrões, que já não serviam mais a ele.
Essa metamorfose no ensino, provocada pelas
tecnologias voltadas à informação e à comunicação, é o tema central desta obra.
Ela lança a proposta de uma revisão pedagógica à luz do modelo contemporâneo e
de todas as possibilidades tecnológicas que hoje existem, e que podem elevar o
aprendizado a patamares antes nunca ambicionados.
4 Sala de
aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem
(Jonathan Bergmann e Aarom Sams, 2015)
A aprendizagem ativa, tendência crescente nas
instituições de ensino do século
XXI, é a
temática central deste livro. O autor lança a proposta de que o modelo funcione
da seguinte forma: o professor disponibiliza o material aos alunos previamente
e as aulas passam a ser um encontro para a fixação do aprendizado.
Essa fixação seria possível por meio de atividades
práticas, esclarecimento de dúvidas e troca de conhecimentos.
Caso esse cenário ainda pareça nebuloso para você,
não se preocupe. A obra fornece orientações para a utilização do método de
forma adequada, assim como dos recursos tecnológicos associados a ele. O
intuito é que, com o uso do modelo, o aluno obtenha autonomia, motivação e bom
desempenho.
5
Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em
ensino e aprendizagem
(Romero Tori, 2010)
Embora o título possa remeter à ideia de que o
livro trata apenas do ensino a distância (EaD), na verdade ele é mais amplo do
que isso. Inclui também o ensino presencial e híbrido.
Em todos eles, a tecnologia é a teia que une todas
as partes do processo, tornando a distância mais uma palavra genérica do que
uma sensação real.
Temas como realidade virtual e aumentada;
gamificação; imersão e telepresença também vêm à tona, entrelaçados com os
processos de ensino e aprendizagem.
Você pode estar pensando que, pelo fato de o livro
ser de 2010, já deve estar ultrapassado. Não se engane. As obras sempre
costumam sofrer atualizações a cada nova versão, e com esta não é diferente. A
segunda edição dela foi revisada e traz também novas perspectivas e tendências
na educação com o uso de tecnologias interativas.
6
Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola
(Nilbo Ribeiro Nogueira, 2014)
Se você é um daqueles educadores com muito domínio
nos assuntos da sua área, mas nenhum em ferramentas tecnológicas que poderiam
dar suporte ao seu trabalho, e que já são usadas por muitos dos seus colegas,
este livro é para você!
Nele, o autor fornece orientações aos profissionais
do segmento escolar para o uso de novas mídias. As instruções são bem práticas
e ensinam, por exemplo, a como criar e administrar um blog, desenvolver
apresentações, lidar com redes sociais, entre outras.
Ainda, demonstrando muita pertinência com o tema
abordado, o autor faz um paralelo entre as gerações e a relação delas com a
tecnologia. Fica implícita a necessidade de que os professores se tornem aptos
ao uso de recursos tecnológicos, e que os incorporem no ensino.
7 O
cotidiano da escola: as novas demandas educacionais
(Denise D’Aurea-Tardeli, 2012)
Este livro é para os audaciosos. Ele traz uma
proposta bastante oportuna para o momento de transformações em que a educação
está mergulhada: o enfrentamento de práticas educacionais que falharam em
atingir os ideais a que se propuseram.
Na atualidade, o modelo engessado de ensino está se
dissolvendo. Nada mais apropriado então do que a revisão de práticas arraigadas
no aprendizado, que não cumpriram com seus objetivos.
Nesse contexto, o autor cita como aliados desse
novo olhar a tecnologia, as novas configurações de trabalho na educação e a
ideia de se criar uma cultura de paz e de combate à violência.
8 O
estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático
(Antonio Siemsen Munhoz, 2013)
O ensino a distância é o modelo que mais
constantemente é impactado pelos avanços tecnológicos. Se observarmos os
progressos em uma linha do tempo, poderemos constatar um salto evolutivo
extraordinário entre o formato original, de cursos por correspondência, e o que
é usado atualmente.
Essa forma mais evoluída do modelo de ensino EaD é
o foco deste livro, que integra a série “Tecnologias Educacionais”. Nele, o
autor se debruça sobre o impacto que as novas tecnologias, como o Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) e a Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV), têm
no ensino a distância.
A proposta da série na qual a obra está inserida é
fornecer aos estudantes as bases para um novo olhar sobre o processo de ensino
e aprendizagem.
9
Linguagem, tecnologia e educação
(Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela,
Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva, 2010)
O hábito nos molda. Como hoje nossos dedos têm mais
contato com o teclado – seja do computador, notebook, ou celular – do que com o
lápis, e usamos essa escrita para nos comunicar, com frequência e rapidez, e
muitas vezes de maneira informal, isso afetou a nossa forma de escrever.
A preocupação com a linguagem nos dias impregnados
de costumes digitais é a tônica que permeia esta obra, que reúne pesquisas
realizadas por todo o Brasil ligando os temas: educação, tecnologias digitais e
linguagem.
O livro analisa questões como letramento digital
dos professores, novas linguagens, gêneros textuais, hipertextualidade, entre
outras. É uma leitura que educadores de áreas voltadas à linguagem certamente
não podem perder.
10
Tecnologias que educam
(Fábio C. A. Carvalho, 2009)
Se você é um profissional da educação, e às vezes sente
a necessidade de uma bússola para te guiar por entre o emaranhado de
informações de transformações tecnológicas que surgem a todo o instante, este
livro é para você.
“Tecnologias que educam” é um guia para professores
e estudantes, para que percorram o caminho do ensino em meio a um cenário de
transformações constantes.
A obra aponta desafios e oportunidades para o
ambiente educacional; analisa mudanças no agir de professores e alunos;
alterações organizacionais e propõe práticas de aprender e ensinar.
Leia mais
Gostou da
nossa lista de livros sobre tecnologia na educação? Você também pode
acrescentar mais obras a ela, colocando suas sugestões aqui embaixo.
A autora é
Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como
Conteudista de Marketing Digital.
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